segunda-feira, 10 de agosto de 2009

nostalgia

Romaria em Bom Jesus da Lapa-Ba

Nessa época sempre sinto saudade da Lapa... Uma saudade que mistura monte de coisas! As memórias da infância, dos lugares, das pessoas, dos acontecimentos... É que no mês de agosto a Lapa fica em “festa” - a romaria! A cidade recebe "fiéis" de todo canto! Gente do norte, gente do sul, gente do meio, gente que não acaba mais! Gente que viaja longas horas, a maioria sobre a carroceria de um caminhão pau-de-arara, os romeiros tradicionais; e outra parte, os romeiros-turistas, que vai a procura de algo nostálgico, mais ligado a uma cultura turística do que ao desejo de peregrinação religiosa, ou seja, vêem a romaria, com seu misticismo, sua religiosidade, como uma curiosidade, enquanto os primeiros a têm como um culto.
Saí da Lapa ainda muito nova, portanto, o que me lembra esse período está muito ligado ao mítico, ao encantamento, próprios da infância. Embora hoje, já adulta, compreenda que as representações em torno da romaria sejam outras, ligadas a significações diferentes, devido aos sentidos que lhe foram sendo atribuídos, ao longo do tempo, pelos moradores, pelo clero e pelos próprios romeiros, sentidos esses que envolvem tanto o ideário peregrínico, quanto o aspecto turístico.
Fato é que a romaria possui um caráter festivo, lúdico e transgressivo da peregrinação, que incorpora o lazer, a diversão, o comércio, ao culto religioso. E isso movimenta Bom Jesus da Lapa há muitos e muitos anos! E tem tanto tempo que não vou lá nessa época... Razão da nostalgia.


Nenhum comentário: